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5 dicas para se preparar e vender mais com o Dia das Mães

Data: 27/03/2018

Não é à toa que o Dia das Mães é considerado o “segundo Natal” no varejo. Não dá para passar em branco uma data tão especial, não é mesmo? Afinal, mãe é mãe! E é claro que sua loja precisa estar preparada para ajudar os filhos, maridos, netos, noras e genros a traduzir todo o amor que eles sentem pelas matriarcas da família. Mas só pendurar alguns coraçõezinhos por aí não é suficiente. Além de preparar a loja visualmente, com uma decoração toda especial, é preciso também pensar em estratégias de vendas totalmente focadas nessa data. Com isso em mente, no post de hoje vamos dar dicas sobre como se preparar para o Dia das Mães, aproveitando ao máximo essa data para fortalecer suas vendas. Acompanhe.

1. O movimento vai aumentar. Você está preparado?

Sonho de todo lojista é ver sua loja sempre lotada, certo? Mas esse grande movimento pode ser prejudicial se sua equipe não estiver preparada para atender a todos. Sabendo disso, estas dicas podem ajudá-lo a se preparar para o movimento extra: Faça um balanço de como foi o movimento em sua loja nos Dias das Mães dos anos anteriores e verifique se vai precisar contratar mais pessoas. Uma equipe temporária pode ajudar a melhorar o atendimento no período que antecede esta data. Se for contratar uma equipe temporária, que não seja apenas para fazer volume na loja. Treine esse time apresentando seu mix de produtos, técnicas de vendas que funcionam na sua loja, perfil de clientes esperados para esta data e assim por diante. Uma equipe bem preparada fará a diferença nessa época de movimento elevado. Além disso, prepare sua equipe atual para lidar com o alto movimento. Seja com treinamentos ou orientações pontuais. Essa etapa de preparação é muito importante, porque se um cliente ficar esperando muito tempo sem ser atendido, pode apostar que ele não vai voltar no ano que vem e, além disso, vai sair falando mal de sua loja.

2. Convide seus clientes a comprarem os presentes de Dia das Mães na sua loja

Datas comemorativas são ótimas oportunidades para trazer seus clientes fiéis para dentro da loja. Para isso, tudo o que você precisa é ter os dados de contato de seus clientes cadastrados e disposição para telefonar ou enviar e-mail contando o que vocês preparam para o Dia das Mães. É uma forma barata, simples e eficiente de trazer seus clientes fiéis para sua loja nessas épocas do ano.

3. Mãe não é tudo igual

Pode ser que as mães em geral tenham muitas coisas em comum. Mas, ao contrário do que diz a famosa frase, mãe não é tudo igual, não. Pense nisso na hora de separar os produtos que serão destaque nessa data. Existem mães que gostam de cozinhar, mães que gostam de falar com os filhos ao telefone, mães que adoram assistir filmes, mães super tecnológicas que não dispensam um computador… enfim, cabe a você pensar nos mais variados tipos de mães que podem ser presenteadas com o que você vende e preparar sua loja para vender esses tipos de produtos. Kits especiais para a venda adicional Pegando carona na dica anterior, depois de separar os grupos de produtos que serão destaque nessa data, prepare combinações entre eles, formando kits com condições especiais para vender ainda mais. Por exemplo, se o filho comprar um computador para presentear a mãe, o kit pode contemplar um mousepad, a mesinha para o computador, uma cadeira confortável e assim por diante. Já se o presente escolhido pela filha for um secador de cabelo, como adicional você pode oferecer uma prancha de cabelo, para garantir que ela faça o serviço completo de alisamento sem ter que sair de casa. Que tal? Essa é uma forma de incentivar a venda adicional e lucrar ainda mais (observe que a gente não falou em desconto, falamos em kit. Não é porque você está vendendo um combo que precisa baixar os preços, viu?).

5. Pense além dos Dia das Mães

Aproveite esse momento para conquistar o cliente que veio comprar em sua loja pela primeira vez e, claro, garantir a fidelidade do cliente que volta e meia escolhe sua loja para fazer compras de presentes para si mesmo e para as pessoas que ele ama. Como? Estas são algumas maneiras:

*Presenteie seu cliente com um mimo extra para ele dar para a mãe. Pode ser uma rosa, um cartão bonito para ele entregar junto com o presente ou uma caixa de bombom. Ele vai gostar de ver que você se preocupa com os mínimos detalhes e colocará sua loja como primeira opção das próximas vezes que precisar comprar algo que encontra aí.

*Ofereça benefícios em troca do cadastro do seu cliente. Captar informações básicas de seu cliente (como nome, telefone e e-mail) pode ajudá-lo a vender mais no futuro. Use essa arma a seu favor na hora de fechar a venda de Dia das Mães contando ao seu cliente que o simples cadastro garante que ele seja comunicado em primeira mão das ofertas especiais das datas comemorativas, que só os cadastrados têm direito a entrega gratuita (ou outro “extra” que você pode oferecer) e assim por diante. Você precisa convencê-lo que fazer parte da sua base é bom; que você realmente valoriza o cliente fiel.

 

E aí, gostou das dicas? Deixe sua opinião e conte suas experiências com as vendas do Dias das Mães. Compartilhando ideias, a gente aprende mais e mais! Nosso objetivo é fazer sua loja vender mais de forma inteligente, para que você cresça cada vez mais. Sucesso e boas vendas!

Fonte:  Gazain Varejo




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