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5 Dicas para Transformar as COMPRAS de Natal em uma experiência marcante para o CLIENTE

Data: 21/12/2017

Lojas lotadas, filas para pagar, longa espera para conseguir atendimento, vendedores com pressa… Esses são alguns dos motivos que fazem muitos consumidores considerarem o varejo um verdadeiro pesadelo quando o Natal se aproxima. Mas na sua loja pode ser diferente! Há alguns cuidados que, quando colocados em prática, podem transformar a experiência de seu cliente e garantir que ele construa memórias positivas do tempo que passar aí. Se você quer oferecer um atendimento marcante ao seu público e preservar o espírito natalino, siga estes conselhos:

Prepare a equipe

Treinar sua equipe para “enfrentar” essa época de tanto movimento e tão especial em sua loja é o primeiro passo para garantir que tudo flua tranquilamente daqui até o fim do ano. Afinal, o aumento no movimento será inevitável, e os vendedores precisam estar preparados para isso! Assim, é essencial que você aproveite esse restinho de preparação para o início de vendas de Natal para oferecer treinamentos especiais para a equipe. Focar no atendimento é uma excelente ideia! É importante garantir que seus vendedores entendam que esse é um momento de pressão e agito, e que o papel deles é fundamental para manter a ordem mesmo quando tudo parece um caos. Vendedores mal humorados podem arruinar o Natal de seus consumidores, fazendo com que eles não voltem durante o ano inteiro. Por outro lado, um bom atendimento pode compensar a espera e fazer o cliente se encantar com a loja para sempre.

Preocupe-se com o conforto dos cliente

Por mais que você se prepare contratando novos vendedores, muitas vezes é inevitável que os clientes precisem esperar para serem atendidos em época de vendas de Natal. Mas se for para eles esperarem, que seja com o máximo de conforto possível. Para isso, organize uma área da loja com cadeiras e/ou sofás para que eles possam aguardar sentados. Além disso, ofereça café, água e alguns petiscos para eles saborearem enquanto esperam.

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É interessante, também, deixar um atendente disponível exclusivamente para esses clientes que estão esperando, como se fosse um recepcionista. Assim, os consumidores não se sentirão “abandonados” ou “esquecidos”. Organize o momento de espera Além de garantir o conforto dos clientes que estão aguardando para serem atendidos, você pode aproveitar esse momento para providenciar algumas informações que agilizarão o processo depois. Por exemplo: um atendente pode passar pelo cliente pegando dados como o seu nome, o que procura e para quem será o presente. Assim, quando o vendedor for atendê-lo, já pode ir direto ao ponto. Outra ideia para aproveitar a espera é disponibilizar um profissional para coletar os dados daqueles que ainda não estão cadastrados no sistema da loja e adiantar o cadastro. Assim, na hora de pagar o cliente não precisará passar por esse processo, acelerando o fechamento. )

Ofereça atrações especiais para as crianças em uma área reservada

Alguns clientes precisam levar seus filhos às compras, e isso pode causar incômodos, tumultos e, consequentemente, atrasos. Para facilitar a vida do consumidor, sua loja pode oferecer um espaço de recreação para as crianças ficarem enquanto os pais fazem compras. Algumas mesas com desenhos para colorir, uma televisão com animações e jogos simples como dominó e memória já servem de distração para os pequenos, mas é importante que um profissional responsável pelas crianças e por garantir a segurança delas esteja sempre por perto. Com certeza seu cliente vai lhe agradecer por ajudá-lo a comprar presentes e, ainda por cima, a cuidar de seus filhos enquanto isso.

Promova a ação “Número de espera da sorte”

Em épocas de movimento dobrado, como no Natal, muitas lojas distribuem senhas de espera para poder atender os clientes na ordem de chegada. Mas e se você fosse além e transformasse esse momento chato em emocionante e recreativo? Com certeza seus clientes iriam encará-lo de maneira mais empolgada e positiva, certo? A ação “Número de espera da sorte” poderia funcionar assim: de tempos em tempos, você sortearia, entre os clientes que estivessem aguardando na área de espera, um prêmio – que pode ser um brinde, um pacote especial ou mesmo um desconto. Para isso, bastaria computar os números pegos pelos consumidores e selecionar um aleatoriamente. Assim, a espera ficará mais divertida e menos estressante (e alguns clientes ainda levam um presente extra para casa).

Tornar as compras do Natal menos estressantes para os clientes é sua missão! Leve em consideração essas dicas, pense no que mais você pode fazer pra garantir bons momentos mesmo em dias de muito movimento, conquiste seus clientes, venda mais e tenha um Feliz Natal!




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