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Ações fundamentais para oferecer 1 experiência de compra positiva

Data: 20/02/2018

Oferecer uma experiência de compra positiva é (ou deveria ser) o objetivo de qualquer loja. Porém, nem todas conseguem fazer isso porque acabam focando mais no fechamento da compra do que no processo de venda em si. Para tornar a experiência do consumidor em sua loja algo marcante, mais do que pensar em descontos e promoções, é fundamental concentrar-se no cliente e em suas necessidades. Afinal, sua loja pode até vender os mesmos produtos que outras. Mas, no fim, o que vai ser decisivo para o consumidor é a forma como ele foi tratado e atendido. Quer saber como se destacar e ficar marcado positivamente na memória de seus clientes? Confira as dicas a seguir:

1. Passe uma mensagem positiva

Seus vendedores não podem ser apenas robôs informativos. Afinal, se for assim, o cliente pode comprar na internet ou em uma loja qualquer. Para cativar o cliente de verdade, os profissionais da loja precisam, primeiramente, transmitir uma energia positiva. Sorrir com sinceridade, não ficar de braços cruzados e cara amarrada, ter uma postura confiante. Esses detalhes fazem toda a diferença para o consumidor. É importante que ele sinta que está interagindo com um ser humano de verdade, com um profissional feliz e que gosta do que faz. Isso quebrará barreiras e dará mais credibilidade e qualidade ao atendimento.

2. Encorage o cliente a arriscar

Os clientes geralmente compram em sua zona de conforto. Sempre as mesmas marcas, sempre a mesma faixa de preço, sempre os mesmos tipos de produtos. Que tal fazê-los mudar um pouco? Os vendedores devem incentivar o consumidor a experimentar uma marca nova, a comprar um produto mais caro ou a levar algo diferente. Dessa maneira, eles estarão ajudando o cliente a ousar, a ser diferente, e isso, consequentemente, vai fazê-lo se sentir melhor. Além, é claro, de aumentar o valor da venda.

3. Invista tempo no relacionamento

É muito chato quando estamos conversando com alguém e essa pessoa fica toda hora olhando no relógio, respondendo automaticamente e sem prestar atenção no que estamos dizendo. É assim que muitos clientes se sentem quando os vendedores querem fechar a venda logo e mandá-los embora rápido. Os profissionais de sua loja precisam investir tempo no relacionament. Quando estiver atendendo alguém, o vendedor deve ouvir o cliente, efetivamente prestar atenção no que ele diz e mostrar interesse genuíno. Isso não só vai fazer a experiência do cliente sem muito melhor, como também irá fortalecer o relacionamento dele com a loja – o que levará ele a comprar, voltar outras vezes e ainda recomendar para os amigos.

4. Planeje com antecedência as datas comemorativas

Datas comemorativas são excelentes oportunidades de proporcionar uma experiência marcante para os consumidores. São nessas ocasiões que sua loja pode efetivamente ajudar o cliente, contribuindo, por exemplo, para que ele compre o mimo perfeito para sua mãe, ou para que consiga traduzir o amor que sente pelo seu pai em um presente. E assim por diante. Para conseguir isso, é essencial planejar com antecedência as ações para esses momentos. Confira neste texto dicas sobre como preparar sua loja para datas comemorativas ao longo do ano.

5. Tenha/seja um líder que motive e capacite a equipe

Os vendedores estão na linha de frente, porém, um dos grandes responsáveis pelo bom atendimento é o líder/gerente da equipe de vendas. Isso porque é ele quem vai ditar a energia do ambiente, é ele o responsável por treinar os profissionais e também é ele quem vai realizar ações para motivar o time. E tudo isso irá impactar diretamente na hora do atendimento ao cliente. Sendo assim, não adianta ter ou ser um líder que entende muito de vendas. É preciso ter também profundo conhecimento em gestão de pessoas, para poder guiar os vendedores de forma eficiente, fazendo com que eles proporcionem uma experiência de compra incrível para o público da loja.

6. Faça os clientes se sentirem especiais

Quer uma experiência mais marcante do que fazer alguém se sentir especial? Seus clientes não querem ser tratados como apenas mais um comprador. Mostre a eles que sua loja os conhece – ou tem interesse em conhecer, caso seja um cliente novo. Personalizar o atendimento é a melhor forma de mostrar ao cliente que ele é, de fato, especial para sua marca. Se, por exemplo, durante o atendimento o vendedor citar os produtos que ele levou da última vez que esteve na loja e mostrar itens que tenham a ver com o perfil dele, o cliente vai entender que está tendo um atendimento especialmente direcionada a ele. E isso vai fazer ele se encantar (e, claro, comprar)

Fonte: Academia do Varejo




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