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Como abordar os clientes quando eles entram na loja

Data: 07/08/2018

De que forma seus vendedores cumprimentam os consumidores que entram em sua loja? Eles se preocupam em falar ou fazer algo para que as pessoas se sintam bem-vindas? Pois deveriam! Afinal, a atitude dos profissionais ao abordar os clientes pode fazer toda a diferença nos resultados de vendas e na satisfação do seu público

Você já sabe que iniciar o atendimento com perguntas como “Posso ajudá-lo?” quase nunca dá certo, não é mesmo?

A seguir, você entenderá a importância de abordar os clientes na loja de maneira eficiente e calorosa e descobrirá como melhorar esse aspecto no atendimento em seu estabelecimento

 

 “Já entrei em lojas em que ninguém me atendeu, então, eu falei: vou sair, porque eles não estão interessados em vender.
 “O atendimento é essencial. Eu já cheguei a pagar mais caro por um produto por causa de um vendedor que foi educado, prestativo e interessado.
 “Às vezes, você entra só para ver, mas é tão bem atendido que acaba comprando. E, às vezes, você entra na loja para comprar, mas ninguém te dá atenção, aí você sai sem levar nada.”

 

Sabemos que o atendimento é uma questão central para o sucesso no varejo, especialmente no cenário atual. Afinal, com os consumidores podendo comprar facilmente pela internet, o atendimento é o grande diferencial que fará os clientes continuarem indo às lojas físicas.

Nesse sentido, até mesmo uma simples atitude – como a forma de cumprimentar os clientes quando eles entram na loja – pode influenciar significativamente a experiência de compra em seu estabelecimento.

Sua loja está prestando atenção nesse “detalhe” extremamente importante no atendimento?   

Como abordar os clientes quando eles entram na loja

Sabemos que o atendimento acontece em diferentes etapas e cada uma das fases exige um posicionamento diferente do vendedor. Neste artigo, vamos focar em uma parte crucial nesse processo: como abordar os clientes na loja assim que eles entram no seu estabelecimento.

Para isso, siga estas dicas:

1 – Faça o cliente se sentir bem-vindo

Antes de sair perguntando se o cliente quer alguma coisa ou ainda mandar aquela famosa frase Posso ajudar?”, faça o consumidor se sentir à vontade. Na prática, isso significa cumprimentá-lo forma que ele não se sinta desconfortável ou pressionado a dar uma resposta imediata.

2- Dê tempo ao cliente

Se logo que o cliente dá o primeiro passo no estabelecimento o vendedor já faz perguntas e indica produtos, a impressão que o cliente tem é que o profissional está desesperado para vender. Isso, por sua vez, pode deixar o consumidor desconfortável.

Para não causar essa impressão, antes de abordar os clientes dê tempo para eles entrarem no estabelecimento com calma, sem serem interrompidos.

Depois que eles derem uma rápida olhada na loja, faça sua abordagem, dando as boas vindas e se colocando à disposição .

3 – Deixe o cliente à vontade para avaliar os produtos e a loja

Depois que o cliente entrou na loja e você o cumprimentou, dê espaço para ele andar pelo estabelecimento e observar os produtos. A maioria dos clientes prefere fazer essa pesquisa inicial na loja sozinho.

Mas isso não significa que o vendedor deve abandonar o consumidor. Observe ele de longe e, quando perceber que ele tem interesse em determinado item, aborde-o novamente, apresentando informações sobre aquele produto.

Nesse momento, é importante tentar criar engajamento e conhecer melhor os consumidores.

Estas são algumas formas de fazer isso:

— “Gostaria de experimentar esta câmera fotográfica? Ela é bem leve e fácil de usar. Eu tenho esse mesmo modelo e adoro tirar fotos com ela!”
 Esta é a versão mais recente deste smartphone. Qual você usa atualmente?”(após o cliente responder) Ah, é um bom aparelho, mas este modelo possui mais memória e uma câmera mais potente!”

Em resumo:

  • Cumprimente o cliente, sem pressioná-lo e se colocando à disposição para ajudá-lo no que for preciso.
  • Dê tempo para o cliente andar pela loja e observar os produtos sozinho.
  • Aproxime-se quando perceber que o cliente tem interesse em uma área ou item, oferecendo informações de valor.

Seguindo essas dicas você evitará que os clientes se sintam ignorados ou desconfortáveis ao entrarem na loja.

Para ir além

Se você quer que sua loja seja reconhecida por ter um atendimento acima da média, listamos abaixo algumas sugestões de ações que vão fazer seus clientes sentirem-se em casa ao entrarem em seu estabelecimento. Tome nota!

  • Cumprimente os clientes conhecidos pelo nome.
  • Ofereça água, café ou algum petisco.
  • Dê um brinde – se for um dia de muito sol, um leque ou uma garrafa de água para refrescar, por exemplo.
  • Dê um cartão com o nome da rede e a senha para acessar o wi-fi.

Fonte: Blog Gazin Varejo




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