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Como criar uma vitrine atrativa

Data: 09/10/2018

Uma vitrine atrativa  não tem apenas o poder de chamar a atenção dos clientes que passam pelo seu estabelecimento, mas também ajuda a contar uma história, a fortalecer a imagem da sua marca e, consequentemente, vender mais. Segundo Silmara Carreiro, especialista em Vitrinismo e Visual Merchandising: “A vitrine não se limita apenas a um vidro fechado com produtos dentro. Ela vai além disso e a cada dia vem sendo mais valorizada. Isso porque a vitrine tem o papel de expor os produtos, aproximando-os do cliente. Ou seja, ela é, nesse sentido, um vendedor silencioso. Afinal, tem o poder de condicionar o consumidor a fechar a compra apenas pela forma como expõe os itens da loja.”

Para ter uma vitrine atrativa e que efetivamente chame a atenção dos consumidores e encante os clientes é necessário um planejamento focado em usar esse espaço de maneira estratégica, não apenas expondo os produtos, mas ajudando a fortalecer sua marca. Sabendo disso e pensando em ajudá-lo nesta missão, apresentamos a seguir seis dicas que, se colocadas em prática, podem não apenas deixar sua vitrine atrativa, como facilitar o sucesso das suas vendas. 

 Desenvolva um cronograma de trocas

 Você sabia que nosso olhar “se acostuma” com aquilo que vemos com frequência e, depois de um tempo, deixamos de enxergar tais cenários? Sabe a paisagem que você vê todos os dias quando vai para o trabalho, e que reserva alguns elementos que com o tempo você nem repara mais? Com as vitrines acontece o mesmo! Para evitar que isso ocorra em sua loja, é fundamental criar um cronograma de atualização dos produtos e materiais expostos. “É preciso ter um planejamento semanal de trocas e fazer um histórico com fotos para saber quais produtos vincularam com campanhas, com promoções etc.”, aconselha Silmara.

Pense em temas a serem explorados ao longo do ano

 As datas comemorativas são ótimas oportunidades de trabalhar temas específicos ao expor os produtos, tornando a vitrine atrativa. Algumas dicas nesse sentido: — Ao invés de trabalhar temas genéricos, pense em temáticas específicas. No Natal, por exemplo, algumas possibilidades são: coral natalino; ceia de natal; troca de presentes; O quebra nozes etc. — A partir dessa temática específica, monte a vitrine como se estivesse contando uma história com os produtos expostos. Digamos, por exemplo, que você escolheu o tema “ceia de natal”. Neste caso, é possível expor eletrodomésticos de cozinha com alguns pratos natalinos, aventais, livros de receita etc.

  Faça um inventário dos materiais decorativos

Materiais de decoração podem custar caro. Para economizar e também não desperdiçar itens de decoração em bom estado, é importante listar os materiais que sua loja tem e que podem ser reutilizados. Depois de fazer o cronograma dos temas a serem trabalhados na vitrine, verifique os itens que podem ser aproveitados e quais são os materiais decorativos que você precisa adquirir. Esse planejamento vai ajudar a distribuir o uso de materiais ao longo dos meses, evitando que eles se repitam com muita frequência entre uma troca e outra.

  Preste atenção nas cores e na iluminação

A forma como as cores e a iluminação são utilizadas pode fazer toda a diferença entre uma vitrine atrativa e uma exposição de produtos sem graça. Aliás, dependendo da forma como esses elementos são aplicados, você talvez nem precise investir muito em itens decorativos.  Além disso, luzes em movimento ou em destaque são ótimas alternativas para chamar a atenção de quem está passando pela rua. Pense em neons, pisca-pisca ou placas que mudam de cor, por exemplo.  

Crie um visual balanceado e “limpo”

Outra questão importante para criar uma vitrine criativa é cuidar com o excesso de elementos expostos. Sabemos que sua vontade é que o cliente veja o máximo de produtos possíveis que a sua loja oferece e entre no estabelecimento para conferi-los, mas lotar a vitrine vai poluir a visão dos consumidores, provocando o efeito contrário. Em meio a tantos produtos, o cliente vai acabar vendo nenhum deles. Determine os itens que você quer dar destaque e trabalhe diferentes produtos ao longo das trocas da vitrine. Você pode intercalar, por exemplo, produtos que são novidade no mercado com produtos parados no estoque ou que, em breve, sairão de linha e estão em promoção. Outra alternativa é trocar produtos com vantagens exclusivas (entrega grátis, parcelamento, etc., por exemplo) por produtos relacionados às datas comemorativas (presentes para pais, mães, namorados, etc.). E assim por diante. Depois de decidir os itens que serão expostos, pense em como posicioná-los, criando pontos focais para chamar a atenção dos clientes. 

Boas Vendas!




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