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Como fidelizar clientes no Natal

Data: 04/12/2018

Quer aproveitar o Natal para fidelizar clientes? Siga as dicas deste artigo!

Quando se trata de ações especiais para o Natal, o foco das empresas de varejo geralmente é um só: vender mais. Hoje. Agora! E não dá para julgar quem pensa assim. Afinal, essa época realmente tem um potencial enorme de aumentar as vendas no comércio. No entanto, ao mesmo tempo, se preocupar apenas com as vendas sazonais e negligenciar as chances de conquistar a fidelidade dos consumidores desta data no longo prazo é, sim, um erro estratégico. Isso porque além de contribuir para melhorar os resultados comerciais do seu negócio, o Natal também proporciona uma oportunidade e tanto para fidelizar clientes. Isso, é claro, se você souber como utilizar o Natal como ferramenta de fidelização de clientes… Precisa de ajuda para isso? Esta reportagem é para você!

 1 – Prepare e motive a equipe de vendas

Aproveite o Natal para fidelizar clientes Não importa se a sua loja tem ofertas incríveis e a decoração é a mais linda da rua. Se o atendimento dos vendedores não for satisfatório, pode ter certeza que, além de não comprar, os consumidores sairão do estabelecimento para nunca mais voltar! Oferecer um bom atendimento é uma das principais maneiras de fidelizar clientes – seja no Natal ou em qualquer data do ano. Nessa época especificamente, em que as pessoas buscam presentes especiais para amigos, companheiros e parentes, contar com a ajuda de vendedores simpáticos e bem preparados vai fazer com que a imagem da sua loja fique gravada na memória e no coração delas. Para que isso aconteça, sua equipe comercial precisa estar preparada e motivada para aproveitar ao máximo as oportunidades de conquistar novos clientes no Natal.

2 – Ofereça uma experiência marcante

A experiência do cliente é a percepção que o consumidor tem em relação à sua marca, ao seu estabelecimento, ao seu site, aos produtos e serviços que você oferece e ao atendimento prestado pela sua equipe. Quanto mais positiva for a interação do cliente com uma marca, maiores serão as chances de ele voltar a comprar dela no futuro. E é por isso que, se você quiser fidelizar os clientes do Natal, precisa se preocupar em promover uma experiência marcante. No período que antecede o Natal, muitas vezes a experiência de compra no varejo é prejudicada por conta do alto movimento. Você sabe do que estamos falando, certo? Lojas lotadas, com filas de espera e desorganização no atendimento. Por isso, para oferecer uma experiência positiva e conquistar os consumidores nessa época: – Elimine os atritos no atendimento roteiro de feedback“Muitas vezes, a melhor forma de você oferecer um atendimento nota 10 é começando pelo mais básico, pelo mais simples. Faça uma lista de questões que você sabe que irritam os clientes durante as vendas de Natal e trabalhe em conjunto com sua equipe para eliminar esses irritadores”, destaca Raul Candeloro, diretor da revista Venda Mais e especialista em alta performance em vendas. O especialista cita alguns exemplos de irritadores: – Falta de atenção quando o cliente entra na loja; – Vendedores que não sabem responder perguntas; – Atendimento lento e demorado.  – Preste atenção aos detalhes Alguns detalhes podem fazer toda diferença para que os clientes tenham vontade de retornar em outras ocasiões.

 Como o aumento no movimento será inevitável, uma boa ideia é criar um espaço para que os clientes que tiverem que aguardar fiquem confortáveis. Neste espaço, você pode colocar poltronas, oferecer café, água ou suco, e organizar a fila de espera. Saiba mais! 5 dicas para transformar as compras de Natal em uma experiência marcante para os clientes

3 – Dê incentivos para os clientes voltarem

Oferecer um atendimento qualificado e uma experiência de compra marcante já irá aumentar as chances de os clientes do Natal retornarem em outras ocasiões. Mas para dar uma forcinha a mais para que isso aconteça, sua loja pode oferecer alguns incentivos para os consumidores. 

 4 – Invista em uma embalagem criativa e de alta qualidade

O que transforma um simples produto em um presente? A embalagem, o pacote ou o papel de presente que o embrulha com certeza é um desses fatores. Isso porque, quando caprichada, a embalagem mostra que a pessoa que está dando o presente se dedicou a prepará-lo. Além disso, também, cria um clima de expectativa e empolgação para saber o que há dentro daquela bonita caixa ou daquele papel cheio de detalhes. E se a embalagem é importante em qualquer presente, nos de Natal ela se torna ainda mais essencial. Afinal, a hora de abrir as caixas e embrulhos é uma das mais esperadas nesta data! Por isso, sua loja ganhará muitos pontos com o cliente ao oferecer embalagens criativas e de alta qualidade para que ele embrulhe os presentes de Natal. 

5 – Colete as informações dos clientes e realize ações de pós-venda

Quer que o relacionamento entre sua loja e os clientes de Natal continue após dezembro? Esforce-se para isso! Neste sentido, realizar ações de pós-vendas irá aumentar as chances de transformar um consumidor sazonal em um cliente fiel. Confira algumas dicas para isso: – Colete as informações gerais e os dados de contato dos clientes. Além disso, anote os produtos que ele comprou, para quem ele comprou e outros detalhes sobre o perfil dele. Isso irá orientar suas interações futuras com este consumidor. Saiba mais! Quais dados dos clientes coletar no Natal e como utilizá-los o ano inteiro – Envie ofertas personalizadas. Baseando-se nas informações coletadas, crie ofertas e campanhas de marketing direcionadas às preferências dos clientes. Digamos, por exemplo, que um cliente comprou uma batedeira. Você pode, então, apresentar para ele promoções de outros eletrodomésticos de cozinha, como liquidificador, processador, cafeteira etc.

 6 – Aproveite o momento da troca de presentes

 A partir do dia 26 de dezembro, muitas pessoas irão até sua loja com o objetivo de trocar os presentes, certo? Então, por que não aproveitar essa oportunidade para fidelizar aqueles que foram presenteados com produtos da sua loja? Lembre-se: essas pessoas não compraram o presente e, para muitas delas, esse pode ser o primeiro contato com sua marca. Aproveite essa chance para encantá-las e aumentar as chances de elas voltarem no futuro. É importante entender que o que interessa para quem vai trocar o presente é o valor que ele pode utilizar na loja. Neste sentido,  um dos principais erros cometidos pelos vendedores é focar em oferecer itens do mesmo valor daquele que o cliente está trocando. “Se você quer que seu cliente saia da loja satisfeito com a troca, precisa esquecer o valor inicial e focar nos interesses dele – e nos seus, claro.

Faça perguntas para entender quem é ele, do que ele gosta, o que na sua loja pode interessar para ele, e ofereça uma linha que esteja um pouco acima do valor do presente que ele veio trocar”,é importante enxergar aquela transação não apenas como uma troca, mas como uma nova possibilidade de venda e de conquista do cliente. Na cabeça daquele consumidor, aquele presente sairia de graça! Porém, ele pode estar disposto a investir para ter o que realmente deseja. Portanto, cabe a você lembrar-se disso na hora de apresentar novas possibilidades.

 Mãos à obra!

Fonte: blog G. Varejista




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