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Como se destacar dos concorrentes mais baratos

Data: 06/03/2018

 Essa é a pergunta que paira na mente dos varejistas da atualidade!

Afinal, eles lidam não somente com a concorrência da sua região, mas também com lojas do mundo inteiro, por meio da internet. aumentar o engajamento e as vendas no e-commerce Na luta para conquistar novos consumidores em meio à essa concorrência cada vez mais forte, muitos lojistas caem na armadilha de usar o desconto como forma de atrair clientes. Ou, o que é ainda pior, baixam seus preços apenas para se igualar ou ser ainda mais barato que os concorrentes. Você é um desses? Saiba que isso é extremamente ineficiente! E por vários motivos:

1 – O cliente que vem pelo desconto prioriza o preço acima de tudo. Então, assim que um concorrente ofertar algo mais barato, ele abandonará sua loja. O que você vai fazer neste caso? Baixar o preço toda vez que alguém oferecer um desconto maior? Até quando?

2 – Além disso, baixar o preço para se igualar aos concorrentes pode prejudicar as finanças da sua loja. Afinal, você não está levando em conta as particularidades do seu negócio. Se, por exemplo, sua entrega é mais rápida do que a dos concorrentes porque você investe nessa área, não faz sentido baixar o preço sem levar esse fator em consideração.

3 – Se sua loja está sempre em promoção ou oferecendo descontos, seus clientes ficarão mal-acostumados e passarão a ver o preço mais baixo como norma – e não exceção. Assim, estarão sempre esperando a promoção ou não comprarão na loja a não ser que você ofereça um preço melhor que o do concorrente.

O que você faz quando um cliente chega à sua loja dizendo que viu o mesmo produto com um preço menor em outro estabelecimento? Como você reage ao perceber que os concorrentes estão praticando um preço menor? Em vez de automaticamente baixar o seu preço, é importante analisar muito bem a situação. Entender o que sua loja oferece de diferente e como o seu negócio se destaca dos demais é essencial nesse sentido.

A seguir, conheça algumas formas de ganhar dos concorrentes mais baratos sem ter que entrar em uma guerra de preços.

1 – Conheça seu público

É importante conhecer muito bem o público da sua loja. Entender as necessidades e preferências dos seus consumidores permitirá que você ofereça um atendimento personalizado, de acordo com o perfil de cada cliente. Isso é um diferencial e tanto para destacar sua loja no mercado! Mesmo que outro estabelecimento seja mais barato, muitos consumidores preferirão comprar na loja que mostra que pode atender as suas necessidades de maneira mais pontual e direcionada

2 – Conheça seus diferenciais

Entender o que faz sua loja ser especial também é crucial para ganhar dos concorrentes mais baratos sem precisar baixar seu preço. Quando você sabe quais são os diferenciais do seu negócio, fica mais fácil justificar o valor cobrado. Mostre o que o cliente tem a ganhar ao optar por comprar em sua loja. Atendimento personalizado, valores semelhantes aos dos clientes clientes e/ou uma gama de serviços complementares são alguns diferenciais interessantes. Os benefícios oferecidos farão os consumidores entenderem que vale a pena investir um pouco mais naquela compra.

3 – Conheça seus concorrentes 

Além de conhecer muito bem seus clientes e os diferenciais da sua loja, é importante entender os pontos fracos e fortes dos seus concorrentes. Dessa maneira, será possível identificar os motivos que fazem com que outra loja seja mais barata. Por exemplo: Digamos que um concorrente ofereça um grande desconto. No entanto, ao analisar as redes sociais desse negócio, você percebe que as entregas estão sempre atrasadas e que muitos produtos chegam aos consumidores com problemas técnicos. Nesse caso, exaltar a rapidez da entrega e a qualidade dos produtos da sua loja fará o cliente entender que o seu preço é justo. 

4 – Não se compare com empresas de porte maior 

Um dos principais erros cometidos por pequenos e médios lojistas é querer competir por preço com grandes redes. É simplesmente irreal achar que um negócio de pequeno porte poderá ter as mesmas condições de precificação que corporações gigantes. O mais importante, nesse caso, é entender quais são os diferenciais da sua loja. O que o seu pequeno negócio tem a oferecer que muitos clientes não poderão encontrar nas grandes redes? Um relacionamento próximo com o público e crédito próprio, por exemplo, são excelentes diferenciais nesse sentido. 

5 – Valorize seus clientes fiéis 

Diversos estudos indicam que manter os clientes atuais satisfeitos é mais barato e lucrativo do que investir em ações para conquistar novos consumidores. Garantir a satisfação dos clientes fiéis também pode ser uma estratégia muito inteligente para ganhar dos concorrentes mais baratos. Estes são alguns dos motivos: Quando você investe em fortalecer o relacionamento com seus clientes atuais, você está valorizando a fidelidade deles e garantindo que eles voltem a comprar de você. Como os consumidores atuais valorizam muito a indicação de outros clientes na hora de escolher onde comprar, a recomendação do seu público fiel tem o poder de derrotar qualquer oferta de desconto. 

6 – Transforme sua equipe de vendas em um time de especialistas 

Outro fator fundamental para sua loja ganhar dos concorrentes mais baratos sem ter que baixar seu preço é a qualidade do atendimento prestado. Nesse sentido, é essencial investir na capacitação da sua equipe de vendas para tornar seus vendedores verdadeiros especialistas nos produtos que vendem. O atendimento qualificado contribui significativamente para que o consumidor tenha uma experiência positiva e escolha sua loja (como demonstramos aqui).

E o contrário também vale: mesmo que um estabelecimento ofereça um preço menor, o fato de ser mal atendido fará o cliente procurar outra loja. Use esse fator a seu favor e conquiste mais clientes! 

7 – Acompanhe as tendências do mercado 

Por fim, é importante acompanhar constantemente as movimentações e tendências do mercado. Se você conhece as necessidades e preferências do consumidor atual, poderá chamar a atenção dos clientes de forma mais eficiente – sem ter que competir por preço. Exemplo: Os dispositivos móveis estão cada vez mais sendo utilizados no processo de compra. Se a sua loja oferece esse canal para o cliente – e os concorrentes não –, certamente terá uma vantagem competitiva muito maior no mercado. 

Viu só? Você não precisa competir apenas por preço para atrair e conquistar clientes. Conhecendo bem o seu negócio, o mercado e o seu público, você poderá criar estratégias mais eficientes para se destacar da concorrência! 

Boas Vendas

Fonte: Gazin Varejo




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