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Dicas para fazer Venda Adicional

Data: 21/06/2018

Já imaginou como seria ótimo se, para cada cliente que fizesse uma compra em sua loja, você pudesse adicionar um produto a mais na venda?

Pode parecer mágica, mas, em muitos casos, isso é possível sim! Basta saber qual a melhor forma de fazer a venda adicional. As quatro dicas que reunimos aqui ajudam a tornar isso possível. Confira e comece a colocar em prática hoje mesmo!

1. Treine sua equipe para saber identificar oportunidades de venda adicional

Será que seus vendedores sabem quais produtos podem ser complementares? Isso é fundamental para que eles possam identificar oportunidades de venda adicional. Treine sua equipe para que ela conheçam bem cada um dos produtos da loja e de que maneira eles podem ser associados. Dica: faça uma dinâmica com os vendedores em que você aponta um produto e eles precisam dizer quais outros produtos da loja estão relacionados a ele e por quê. Você pode dividi-los em grupos e fazer disso uma pequena competição valendo um prêmio para incentivá-los. O mais importante é que, ao final, sua equipe terá desenvolvido uma lista com os produtos que são complementares. Assim, quando os vendedores estiverem vendendo um fogão, por exemplo, lembrarão que podem oferecer também uma coifa.

2. Entenda as necessidades primárias do cliente antes de oferecer algo a mais

Ouvir muito bem o cliente e entender quais são suas reais necessidades é fundamental em qualquer tipo de venda. Na venda adicional isso também é muito importante. Antes de tudo, você precisa saber por que o cliente foi até sua loja e, depois, identificar oportunidades de vendas adicionais. Se ele foi em busca de um computador mais potente para poder trabalhar melhor em casa, o vendedor tem a oportunidade de oferecer também móveis para seu escritório pessoal – já que ele prestou atenção e identificou que o cliente trabalha em casa.

3. Saiba o momento certo para oferecer outro produto

Oferecer produtos a mais no momento errado pode arruinar a venda e fazer com que o cliente fique irritado – principalmente se ele já veio à loja com a intenção de comprar determinado produto e nada a mais. Saiba “ler” o cliente. Preste muita atenção no que ele diz e na forma como ele age. Se ele não faz contato direto com os olhos e responde suas perguntas apenas com uma palavra, está claro que ele não está interessado, não force a barra. Da mesma forma, muitas vezes o cliente não sabe que ele precisa de um outro produto. O ideal é sempre mostrar o que o cliente está buscando primeiro e, depois, tentar fazer a venda adicional – seja no final do atendimento ou logo após atender a necessidade primária dele.

4. Faça vendas adicionais de valor – e não apenas com foco em preço

Ao oferecer outros produtos, o ideal é não focar apenas no preço. Ofereça itens adicionais ressaltando o que o cliente irá ganhar com aquilo em termos de benefício. Isso mostra que sua loja não está apenas interessada em vender, mas sim em ajudar os clientes. Se você disser que, ao comprar o televisão, ele terá desconto no rack, vai parecer que está empurrando o produto. Será bem diferente se você disser que o rack tem o tamanho perfeito para acomodar a TV, mostrar fotos de como os dois produtos ficam juntos, ressaltando que o rack irá valorizar ainda mais o design da televisão. Essa é uma verdadeira venda adicional de valor.

Dicas simples, porém muito eficientes. Pode testar! 

SUCESSO E ÓTIMAS VENDAS ADICIONAIS!




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