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Entenda a importância da Precificação de Produtos

Data: 06/04/2018

Na próxima Terça-feira, dia 10 de Abril, a Associação Comercial de São Roque realizará em parceria com PROCON uma palestra sobre precificação de produtos, como etiquetar corretamente as peças e assim estar livre de possíveis multas. Participe!

O evento será no Auditório da Associação Comercial das 19h às 21h.

Definir os preços dos produtos e serviços utilizando parâmetros reais é essencial. Seguindo esta premissa, três fatores devem observados:

os custos da empresa, a situação do mercado e os preços dos concorrentes.

Cruzar estas três razões é vital para o seu negócio, uma vez que na busca pelo sucesso da empresa, custear o produto é um fator determinante e, justo por isso, deve haver coerência com a realidade econômica do seguimento. Precificar é importante, ou é só mais uma otimização?

Precificar é essencial. Sendo consciente de que sua empresa só existe por causa dos consumidores, é fato que o consumidor compra muito se baseando em valores. Seu produto pode ser uma peça de colecionador, ou um artigo doméstico simples, o preço será cotado de acordo com o valor agregado da mercadoria e também pela sua funcionalidade, e é por isso que é tão importante planejar a precificação, para que no fim, o valor a ser pago seja justo para os clientes, mas também traga o tão esperado lucro.

Os fatores não devem ser isolados, devem estar interligados.

O custo do produto ou serviço, a situação do mercado e o preço dos concorrentes devem estar sempre associados, pois é impossível construir um valor justo se baseando em apenas um fator. Para calcular a precificação de produtos ou serviços com base nos custos, é preciso atentar para quatro partes:

Se tratando de produto: Custo do produto, valor da compra ou valores de produção. Impostos, comissões sobre venda e despesas do produto. Gastos fixos do produto, como mão de obra e despesas administrativas. Lucro almejado.

E, quando falamos de serviços: Custo da mão de obra, especialização dos profissionais e disponibilidade. Demanda de trabalho, custos com o profissional. Gastos com ferramentas adicionais e eventuais despesas na operação. Lucro almejado. Planejando estes passos juntos, fica mais fácil determinar valores reais.

Após observar os custos , é preciso analisar junto às condições de mercado e aos concorrentes se a precificação de produtos ou serviços da sua empresa está adequada para gerar lucro. Se quiser ser assertivo na precificação, conheça a fundo o mercado.

Para definir preços, é impreterível conhecer o mercado. Deve-se estar atualizado sempre às oscilações na economia, pois o preço também é um fator mutável. Se o preço estiver muito exaltado, seu produto pode nem sair de estoque. Se o preço estiver muito baixo, haverá mais prejuízo do que lucro. O consumidor possui, no que diz respeito aos parâmetros de precificação, alta influência, por isso fatores como a Lei da Oferta e Procura e reputação da marca também são relevantes na definição dos preços. Se todos os fatores forem alinhados e o mercado bem estudado, com certeza a precificação dará ótimos resultados no fim do processo. Entendeu a importância de estudar os preços?

Venha assistir nossa palestra e saiba mais sobre o assunto.




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