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Marketing boca a boca

Data: 21/05/2019

Diferente do marketing convencional – em que a empresa fala sobre ela mesma ou sobre seus produtos/serviços –, no marketing boca a boca é o cliente que afirma que vale a pena comprar determinado item. Isso, por sua vez, dá muito mais credibilidade à informação, influenciando de maneira direta a decisão de compra de outros consumidores.

Na prática Alguém precisa comprar um novo celular e está pensando em adquirir o modelo X. Antes de tomar a decisão, essa pessoa decide conversar com amigos que possuem aquele celular. Eles dizem o que gostam e o que não gostam no aparelho, mas, por fim, afirmam: é uma excelente opção. O cliente decide, então, que é aquilo que ele precisa, e compra o celular. Pronto, mais uma venda foi efetuada graças ao marketing boca a boca!

O mesmo acontece quando seu cliente está decidindo se irá comprar em sua loja ou não. Por isso, saber como usar essa “ferramenta” como sua aliada pode fazer grande diferença. Quer saber como você pode atrair mais consumidores por meio de ações que incentivem a realização do marketing boca a boca pelo seu público?

Confira as dicas e informações a seguir!

Em uma era em que os clientes têm mais acesso à informação e também mais liberdade para criar conteúdo, o marketing boca a boca se potencializou de forma incrível. Se antigamente as recomendações aconteciam somente em conversas com amigos e familiares, agora o consumidor pode pedir sugestões e indicar produtos, serviços e empresas a pessoas do mundo inteiro em poucos minutos.  Aliás, as avaliações e indicações de outros clientes são, atualmente, um dos principais fatores levados em conta pelo consumidor no seu processo de decisão de compra. Por isso é tão importante ter uma presença online forte.

Seus clientes irão falar de sua empresa e de seus produtos na web independentemente de sua marca estar lá ou não! Mas se estiver, poderá conhecer melhor o seu público e até mesmo participar dessa conversa, o que só trará bons frutos. Pense nisso!

Tipos de marketing boca a boca

Com a evolução da comunicação, cresceram também as possibilidades de marketing boca a boca. Atualmente, seus clientes podem ser influenciados de diversas formas, em diversas plataformas e canais. Nesse sentido, os três principais tipos de marketing boca a boca são:

Marketing boca a boca experimental

Esse tipo de marketing acontece quando algum cliente de sua loja decide compartilhar a experiência que ele teve com sua marca. Por exemplo: alguém posta uma foto de um produto, marca sua loja e recomenda aos amigos que comprem lá, pois ele foi bem atendido.

Marketing boca a boca intencional

Quando sua loja faz uma parceria com uma celebridade ou alguma personalidade da internet para que ela recomende sua empresa, ela está intencionalmente criando o marketing boca a boca entre os seguidores desse influenciador.

Marketing boca a boca resposta

É um tipo divulgação espontânea que acontece quando um cliente reage a alguma ação realizada pela empresa. Por exemplo: digamos que sua loja divulgue um vídeo no Facebook e diversos clientes comecem a compartilhá-lo e a falar sobre ele. É uma reação ao conteúdo que está fazendo as pessoas falarem sobre sua loja. Como incentivar o marketing boca a boca É certo que esse é um tipo de divulgação que só funciona quando acontece de forma natural. Os clientes é que precisam tomar a iniciativa de falar de sua marca para que realmente aconteça o marketing boca a boca. No entanto, nada impede que sua loja dê uma forcinha para que isso aconteça.

Veja a seguir algumas dicas para incentivar seus clientes a divulgarem sua marca:

1) Ofereça um conteúdo interessante

Quando sua loja oferece um conteúdo que interessa aos seus clientes, com certeza eles vão compartilhar esse conteúdo, vão falar sobre ele e, consequentemente, sobre sua loja. Além disso, quando alguém pedir por indicação, eles se lembrarão “daquela loja que sempre envia informações interessantes”.

 2) Peça por indicações

Muitas vezes, tudo o que sua loja precisa fazer é pedir para seus clientes indicarem sua empresa quando alguém solicitar por referências. Se você tem um bom relacionamento com o consumidor, é certo que ele vai lembrar do seu pedido. Também é importante pedir para que os clientes deixem depoimentos em seu site falando sobre a experiência de compra deles. Um depoimento ou uma indicação pode ser o fator decisivo para alguém escolher a sua loja ao invés do concorrente.

3) Recompense clientes fiéis

Recompensar seus clientes mais fiéis é uma excelente maneira de gerar marketing boca a boca. Ofereça condições especiais e brindes para quem sempre compra com você e incentive-os a divulgarem isso. Assim, eles irão mostrar aos outros consumidores que vale a pena comprar na sua loja e ser leal a ela.

 4) Participe das conversas online

Quanto mais clientes falando sobre sua empresa (de maneira positiva, claro), melhor. Por isso, se há alguém citando sua loja ou os produtos que ela vende na web, aproveite essa oportunidade para fortalecer sua marca. Por exemplo: se alguém publicar uma foto de um produto que comprou em sua loja, comente na foto e agradeça ao cliente por escolher sua empresa; se um consumidor postar algo no Facebook sobre sua busca pela câmera perfeita, sugira o guia que sua loja fez sobre como escolher a melhor câmera (ou, dependendo do nível de informações que tiver, pode até indicar alguns modelos).

5) Faça parceria com influenciadores

Sabe quando uma empresa contrata um ator famoso para fazer propaganda para ela? Ou quando uma marca envia produtos para um blogueiro ou Youtuber com muitos seguidores avaliar? Isso se chama marketing de influência – uma tendência que caminha lado a lado com o marketing boca a boca. Quando sua loja utiliza essa estratégia, está aproveitando a credibilidade que aquela personalidade tem para influenciar o seu público e fazer eles falarem sobre sua empresa ou produto/serviço.

 

Fonte: Blog G Varejo




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