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Quais dados dos clientes coletar no Natal e como utilizá-los o ano todo

Data: 12/12/2017

Na época que antecede o Natal, o objetivo da maioria dos lojistas é vender mais.

Mas é possível ir além e garantir bons resultados não apenas em dezembro, mas também no ano todo! Como? Bom, para começar, você precisa aproveitar essa época para coletar os dados dos clientes. Depois, precisará utilizar essas informações de maneira estratégica quando as festas de fim de ano passarem. Quer saber como fazer isso? As dicas que listamos neste artigo irão ajudar!

4 dados dos clientes para coletar neste Natal 

Conquistar novos clientes tem se tornado uma tarefa cada vez mais difícil, concorda? Afinal, a concorrência é cada vez maior – na sua região e no mundo todo, por meio da internet. Por isso, quando o cliente vai até sua loja (física ou virtual), você precisa aproveitar ao máximo a oportunidade para encantá-lo e ganhar a fidelidade dele. Nesse sentido, atendimento qualificado, com processos de venda eficientes, é obrigação, claro.

Porém, outra maneira eficaz de fazer com que o cliente tenha uma experiência positiva com sua marca e queira voltar a comprar em sua loja, é continuando o relacionamento após a compra. E coletar os dados dos clientes é crucial para promover essas ações de pós-venda de forma personalizada!  A seguir, saiba quais são os dados dos clientes que você deve reunir neste Natal e aprenda a utilizar essas informações de maneira estratégica durante o ano todo.

1 – Dados de contato e informações gerais dados dos clientes

Nome completo, e-mail, telefone e endereço são os dados primordiais, que você deve coletar de todos os clientes. E você precisa fazer isso não apenas no Natal, mas no ano inteiro. Outras informações que podem ajudá-lo a ter um relacionamento mais próximo com esse novo cliente são: Profissão. Preferência de compra (online ou na loja física). Canais que utiliza para se informar. Hobbies. Permissão para receber e-mails com conteúdo e promoções da loja. Como utilizar essas informações durante o ano todo: Esses dados vão ajudar você a estabelecer uma comunicação mais alinhada às preferências desse cliente. Se ele prefere comprar na loja física, mas gosta de receber informações por e-mail, você sabe que pode enviar promoções especiais por esse canal. Se cozinhar é um dos hobbies do cliente, ele vai gostar de receber dicas e informações sobre os novos eletrodomésticos da sua loja.

2 – Para quem ele está comprando 

Saber para quem o cliente está comprando também pode ajudá-lo a se comunicar de maneira mais efetiva com ele durante os próximos meses. Esse é um tipo de informação que o vendedor receberá durante o atendimento. Os próprios profissionais da loja podem incluir esse dado no cadastro do consumidor. Além disso, o vendedor pode colocar outras informações sobre o perfil do cliente que ele captou ou observou durante o atendimento. Por exemplo: Se ele demorou para decidir. Se pediu muito desconto. Se comprou algo para um filho, quantos filhos ele tem. Se é casado ou solteiro. Se mora com os pais. Como utilizar essas informações durante o ano todo: Essas informações dizem muito sobre o cliente. Entender quem ele quer presentear no Natal pode indicar quais são as pessoas mais importantes para ele. Se ele está comprando presentes para os filhos, na época de voltas às aulas, que tal enviar promoções de tablets para as crianças? Se o marido foi presenteado durante o Natal, e o vendedor identificou que o casal tem filhos, você sabe que pode enviar promoções para o Dia dos Pais para essa cliente.

3 – A data em que ele está comprando 

Essa pode parecer uma informação irrelevante, mas indica uma característica importante sobre o consumidor: se ele é organizado e planeja suas ações com antecedência, ou se deixa tudo para a última hora. Inclua no cadastro do cliente questões como: Quantas semanas antes do Natal ele comprou o presente. Quanto dias antes do Natal ele comprou o presente. Se ele deixou para comprar no último dia. Ou, ainda, se comprou depois do Natal. Como utilizar essas informações durante o ano todo: Utilize essas informações para criar ações estratégicas, alinhadas ao perfil de cada consumidor. Se o cliente comprou antecipadamente, você sabe que pode enviar promoções relacionadas a datas especiais com bastante antecedência para ele. Se ele deixou para adquirir o presente no último dia, vai gostar de receber promoções de última hora. Se comprou o presente de Natal depois do dia 25, talvez seja interessante, em outras datas comemorativas, enviar promoções atrasadas, no estilo “Ainda dá tempo!”.

4 – O produto que ele está comprando

Esse é um dos dados mais úteis para sua loja conseguir criar uma conexão pós-compra com o consumidor. Sabendo o que ele comprou no Natal, você pode se comunicar com ele utilizando aquele produto como base para continuar a conversa. Nesse sentido, é importante saber: O produto que ele comprou. O modelo do item. O design do produto. Qual era o objetivo do cliente ao adquirir aquele item. Como utilizar essas informações durante o ano todo: Em vez de enviar um e-mail genérico de pós-venda, crie uma comunicação mais direcionada a partir desse dado.

Por exemplo: Se ele comprou um celular para a filha, pergunte se ela gostou do produto e aproveite para oferecer um desconto para ela escolher algumas capas com design diferenciado. Se o cliente comprou um liquidificador e um processador de alimentos como presente para ele mesmo, envie um e-mail com receitas que ele pode fazer com esse eletrodoméstico.

Outras dicas para utilizar os dados dos clientes de maneira estratégica 

Coletar informações dos clientes deve ser uma estratégia realizada o ano todo, não só no Natal. Afinal, quanto mais conhecimento você tiver sobre as pessoas que compram em sua loja, melhor você poderá direcionar as ações de vendas, marketing e comunicação para atrair e encantar seu público.

Fonte: blog Gazin




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