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Sete maneiras de incentivar seus vendedores - sem ser com dinheiro

Data: 12/12/2018

O que vamos expor agora pode parecer absurdo para muita gente.

Mas, aí vai: O incentivo financeiro não faz os seus vendedores terem uma performance melhor – pelo contrário, pode até atrapalhar o desempenho deles. Não estamos tirando essa afirmação do nada. Diversas pesquisas científicas de instituições internacionais respeitadas comprovam essa teoria. Inclusive, já até recomendamos um livro que fala exatamente sobre isso: A incrível Ciência das Vendas, do economista Luiz Gaziri.

Na obra, Gaziri mostra os estudos que indicam que usar mais dinheiro como incentivo para os profissionais funciona, sim, se o trabalhador realizar apenas tarefas repetitivas, que não exijam pensamento analítico ou que não tenham tantas variáveis. Já para as atividades que exigem inteligência e criatividade – como é o caso do vendedor – usar incentivo financeiro como ferramenta de motivação pode até levar a piores resultados. Agora, você deve estar se perguntando:

Se uma comissão maior não fará meus vendedores terem um melhor desempenho, o que pode motivá-los, então? As dicas a seguir respondem essa questão. Aprenda algumas maneiras de motivar sua equipe de vendas sem necessariamente oferecer recompensa exclusivamente financeira.

1 – Ajude eles a aprenderem mais

Ao oferecer possibilidades de o profissional evoluir e ganhar mais conhecimento, sua empresa mostra que se preocupa com o desenvolvimento dele. E saber que você trabalha em uma organização que quer ajudá-lo a crescer é motivo suficiente para estar motivado, concorda? Por isso, ofereça cursos, treinamentos e workshops para que os vendedores de sua loja possam desenvolver e melhorar suas habilidades. Além disso, promova atividades para que os próprios profissionais compartilhem conhecimento entre si.

2 – Dê desafios e responsabilidades

Deixar o vendedor responsável por determinada tarefa ou dar uma missão mais desafiadora para ele demonstra que você confia na capacidade e no potencial que ele tem. Assim, certamente o profissional se sentirá mais valorizado e também mais confiante para fazer mais e melhor. Quanto mais responsabilidades e desafios você der à sua equipe, mais você conseguirá incentivá-la a evoluir. Além disso, essa confiança que você deposita nos profissionais irá fortalecer o relacionamento de vocês.

3 – Permita que os vendedores participem de decisões estratégicas

No mesmo sentido da dica anterior, ao envolver os vendedores em ações estratégicas da loja, você mostra que acredita na capacidade de análise e no conhecimento que eles têm. Quando o profissional é consultado e participa de decisões importantes para a empresa, além de se sentir mais valorizado e confiante, ele se sente efetivamente parte da organização – o que, por sua vez, também aumenta sua motivação.

4 – Agradeça

Essa é uma dica muito simples, mas que pode fazer toda a diferença na percepção do seu colaborador. Se um gestor agradece o profissional pelo bom trabalho, o líder está mostrando que presta atenção no que o funcionário está fazendo e reconhece seus esforços. Assim, o vendedor sabe que o seu trabalho não é invisível, que não é em vão – ele entende que está no caminho certo e está verdadeiramente ajudando a empresa a crescer.

5 – Dê feedback sobre o trabalho de seus vendedores

Além de agradecer, é importante também fazer uma avaliação mais completa do trabalho dos vendedores. Isso é importante para que eles possam entender o que estão fazendo corretamente e no que precisam melhorar. Novamente, essa é mais uma ação que indica que a empresa se preocupa com a evolução do profissional. Clique aqui para conhecer os erros que você deve evitar na hora de dar feedback, e clique aqui para saber a maneira correta de realizar essa conversa.

6 – Ofereça meios para ele se divertir

Mostrar que a empresa se preocupa também com o desenvolvimento pessoal do vendedor é uma excelente maneira de deixá-lo mais satisfeito e motivado com seu trabalho. Nesse sentido, oferecer oportunidades para ele descontrair e se divertir é um ótimo caminho. Uma forma de fazer isso é tendo um ambiente de trabalho mais descontraído e menos rígido. Além disso, oferecer ingressos para cinemas e shows ou até viagens para ele curtir com a família também é um bônus e tanto!

7 – Faça seus vendedores vivenciarem na prática os valores da loja

A melhor maneira de motivar seus funcionários é fazendo com que eles tenham orgulho da empresa em que trabalham. Para isso, sua loja precisa agir em torno dos valores que defende e também fazer com que os vendedores vivenciem esses valores na prática. Se um dos valores da organização é ser mais sustentável, promova ações para que os colaboradores ajudem a reciclar o lixo, por exemplo. Se sua marca visa se envolver com a comunidade local, promova alguma ação em parceria com uma ONG de sua região e convide os vendedores a participarem.

Atenção! Não estamos querendo, com esse artigo, dizer que você deve abandonar o comissionamento dos seus vendedores ou nunca oferecer nenhum tipo de bônus financeiro para a equipe. Nosso objetivo é mostrar é que, sozinho, o dinheiro não funciona como ferramenta de motivação para que os profissionais da sua loja tenham um melhor desempenho. Aliado a isso, é preciso oferecer recompensas relacionadas à valorização do trabalho, ao desenvolvimento pessoal e profissional e aos valores da loja – como indicamos nas dicas dadas anteriormente.

Nas palavras de Luiz Gaziri: “Quem trabalha com motivação interna trabalha por prazer, pelo desafio, pela emoção, e tende a ter resultados cada vez melhores. Quem trabalha para receber alguma coisa, trabalha o suficiente para ganhar aquilo, leva cada vez mais tempo e tem cada vez menos interesse por sua função.“




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