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Sua empresa vai participar do Black Friday?

Data: 24/10/2019

A Black Friday já se tornou uma das datas mais importantes para o varejo brasileiro. O feriado, que tem origem norte-americana, consolidou-se no Brasil e atualmente ajuda a movimentar o comércio no final de novembro. E engana-se quem pensa que é só no varejo online que a Black Friday faz sucesso. Cada vez mais os consumidores esperam também encontrar ofertas da “sexta-feira negra” em lojas físicas.

Segundo um levantamento feito pela Google em parceria com a consultoria Provokers:

A intenção de compra somente na internet durante a Black Friday caiu de 52% em 2018 para 38% em 2019. Além disso, o estudo revelou que o comportamento multicanal do consumidor atual também deve se refletir nessa data: Em 2018, apenas 7% dos consumidores afirmaram ter intenção de comprar tanto em lojas físicas como online. Em 2019, esse índice saltou para 25%.

 Sua loja está preparada para aproveitar as oportunidades dessa época – não apenas para vender mais, mas também para conquistar os consumidores?

Ainda não? Nós podemos ajudá-lo! Siga a leitura e confira dicas práticas que o ajudarão a montar estratégias eficientes para aumentar suas vendas sem prejudicar o relacionamento com os clientes! 

A Black Friday é uma ação que nasceu no varejo norte-americano e está relacionada ao feriado de Thanksgiving (Dia de Ação de Graças). O Thanksgiving acontece toda 4º quinta-feira do mês de novembro. No dia seguinte, com o objetivo de limpar o estoque de produtos para chegada de novos itens para o Natal, as lojas físicas e virtuais fazem grandes promoções.

Aqui no Brasil, apesar de não termos o feriado de Thanksgiving, diversas lojas se apropriaram da Black Friday. O objetivo é o mesmo do dos lojistas americanos: vender produtos parados no estoque dando grandes descontos. MAS, CUIDADO! Aí há uma pegadinha e uma dica importante sobre como aproveitar de forma eficiente a Black Friday:

O objetivo não é apenas vender, e sim, vender e estreitar o relacionamento com o cliente. Lembre que a origem da Black Friday está associada ao Dia de Ação de Graças. Neste feriado, os norte-americanos reúnem a família e agradecem pelo que têm. Então, o espírito de fraternidade e união também deve estar aliado às ações da Black Friday.

Para efetuar estratégias nesse sentido, sua loja precisa:

1 – Aliar as ofertas a ações que ajudem a fortalecer o relacionamento com os clientes.

Você pode, por exemplo, associar os descontos da Black Friday à condição de o cliente fornecer dados sobre ele.

2 – Preocupar-se em fazer o cliente voltar no futuro.

Quando alguém realizar compras da Black Friday em sua loja, dê descontos ou condições especiais de pagamento para as compras de Natal, por exemplo.

Algumas ideias para atrair e fidelizar clientes

 Na Black Friday, os consumidores esperam uma coisa: desconto. Sim, o corte nos preços é obrigatório para que sua loja possa chamar a atenção dos clientes nessa época. No entanto, isso não quer dizer que você deva focar APENAS no desconto. Para efetivamente ter sucesso, as ofertas da Black Friday devem ter objetivos além do aumento das vendas. Afinal, brigar por preço pode ser difícil e, muitas vezes, injusto. Além da concorrência local, sua loja estará competindo com os descontos de lojas de todo o Brasil e do mundo, pela internet. Então, a saída é desenvolver ações estratégicas para destacar sua marca e chamar a atenção dos consumidores, indo além do desconto por si só. A seguir, conheça quatro ideias práticas que vão ajudá-lo nessa missão!

Ideia #1 para atrair e fidelizar clientes na Black Friday: Anuncie as ofertas com antecedência promos para se preparar para a Black Friday e para o Natal

Todo mundo já sabe que as lojas oferecerão descontos na Black Friday. No entanto, apesar de as ofertas valerem apenas na última sexta-feira de novembro, os consumidores começam suas pesquisas muito antes. Afinal, eles querem saber quais serão os itens em promoção e qual será o desconto em cada produto ofertado, pois assim podem planejar suas compras. Para alcançar os clientes nessa fase de pesquisa pré-Black Friday, você pode anunciar com antecedência a lista de produtos que estarão em promoção na sua loja. Para isso, é possível, por exemplo: – Criar uma área no seu site ou loja online listando todos os produtos participantes da Black Friday. – Enviar um e-mail com a lista dos produtos que estarão em promoção na loja para sua base de clientes. – Marcar com um sinal especial (no e-commerce e na loja física) os produtos que terão desconto especial. Essa ação ajudará a atrair e fidelizar clientes na Black Friday porque além de criar expectativa nos clientes, ela coloca a sua loja no radar dos consumidores que estão pesquisando possíveis lugares para comprar nesta data. 

Ideia #2 para atrair e fidelizar clientes na Black Friday: Crie ofertas exclusivas para clientes fiéis se preparar para a Black Friday e para o Natal

A Black Friday não deve ser vista apenas como uma oportunidade para vender mais. Essa ocasião também é muito útil para fortalecer o relacionamento com seus clientes. Para isso, você pode criar ofertas e descontos exclusivos para os consumidores mais recorrentes e/ou antigos. – No item anterior, sugerimos que você anuncie com antecedência as ofertas de Black Friday, certo? Neste sentido, que tal informar, antes de todo mundo, os seus clientes fiéis? – Além disso, você também pode oferecer um tipo de desconto especial, válido somente para os clientes que participam do programa de fidelidade da sua loja. – Outra maneira de fortalecer a lealdade dos clientes nesta data é oferecendo desconto em itens extras, disponíveis apenas para um grupo seleto de consumidores – que sempre compram em sua loja ou que são clientes há anos.

 Ideia #3 para atrair e fidelizar clientes na Black Friday: Desenvolva ações personalizadas

Pense bem: com tantas promoções e descontos disponíveis aos clientes nesta data, com certeza eles darão preferência às ofertas que estiverem mais alinhadas às preferências e necessidades deles, não é mesmo? Portanto, se você quer atrair e fidelizar clientes na Black Friday, precisa investir em ofertas personalizadas! Confira algumas formas de desenvolver ações personalizadas na Black Friday: – Faça uma lista dos clientes que compraram na última Black Friday e verifique os produtos que eles adquiriram. Divida-os por tipos de produtos e envie ofertas de itens similares ou complementares. – Avalie os clientes que, no último ano, compraram produtos complementares aos itens que você irá colocar em promoção nesta Black Friday. Se, por exemplo, sua loja dará desconto em notebooks, liste os clientes que compraram computadores de mesa e/ou tablets anteriormente e envie as ofertas para eles. – Digamos que sua loja dará desconto em todos os smartphones nesta Black Friday. Você pode, então, enviar um e-mail para os clientes que compraram celulares há mais de um ano, convidando-os a aproveitar a oportunidade para renovar seus aparelhos.

Ideia #4 para atrair e fidelizar clientes na Black Friday: Ofereça serviços e vantagens especiais

Sabemos que a Black Friday é centrada nos descontos. Mas isso não quer dizer que sua loja não possa ir além. Para um pequeno varejista, por exemplo, pode ser difícil competir com grandes redes de lojas em termos de desconto. No entanto, é possível destacar seu estabelecimento ofertando serviços ou vantagens complementares. Algumas ideias nesse sentido: – Faça uma parceria com alguma empresa da sua região e ofereça um brinde especial para todas as compras realizadas na Black Friday.

– Ofereça entrega gratuita para as compras efetuadas nesta data.

– Faça uma parceria com um fornecedor para oferecer promoções no estilo “Pague um, leve dois”.

– Ofereça pontos triplos no programa de fidelidade para os clientes que comprarem na Black Friday.

Sucesso! E boas vendas!

Fonte ; Blog Gazin Varejo




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