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Táticas de merchandisign para o Dia das Mães

Data: 29/04/2019

 No varejo, o merchandising abrange muito mais do que a simples exposição de produtos.

Se realizada de maneira correta, esta estratégia tem o poder de: 

Chamar a atenção dos consumidores que passam na rua

Atrair o cliente para a loja. 

Fazer o consumidor circular pelos diferentes ambientes da loja.

Expor os produtos disponíveis de forma estratégica.

 Ajudar e facilitar o processo de venda.

 Potencializar os resultados de uma loja.

Porém, para aproveitar ao máximo cada centímetro da sua loja e alcançar os resultados listados acima, é preciso se dedicar a organizar os produtos de maneira estratégica, de modo que tudo chame a atenção dos clientes (e sem deixar nada amontoado ou no caminho). Na hora de pensar no merchandising para o Dia das Mães, estas quatro dicas podem ser muito úteis:

#1 de merchandising para o Dia das Mães: Utilize cores e contrastes para chamar a atenção

As cores podem provocar diferentes emoções nas pessoas e até influenciar a decisão de compra. Por isso mesmo, elas podem ser utilizadas para direcionar o olhar dos consumidores para determinado produto e até mesmo para destacar o seu estabelecimento do concorrente ao lado. O segredo é saber utilizar o contraste entre diferentes cores e tons.

Na prática! – Quer chamar a atenção para determinado produto? Utilize um display com uma cor bem diferente das usadas no resto do ambiente. Assim, você criará um alto contraste, que irá captar a atenção dos clientes. – Quer evidenciar a sua loja na rua? Que tal pintar a fachada ou utilizar um toldo com uma cor diferente das que as lojas vizinhas estão utilizando?

#2 de merchandising para o Dia das Mães: Use as placas da loja de forma estratégica

Placas com chamadas dentro da loja não servem apenas para informar o preço e indicar o produto. Estes avisos também podem ser utilizados para direcionar a atenção dos clientes. Para isso, cabe a você incluir elementos informativos e divertidos nas placas.

Na prática! – As chamadas geralmente são feitas em papéis brancos, no formato quadrado ou retangular, certo? Quebre esse padrão para chamar a atenção de determinado produto. No Dia das Mães, por exemplo, você pode sinalizar os produtos em promoção com uma chamada em um coração. – Inclua informações que ajudarão o cliente. O nome e o modelo do produto, o preço e as possíveis condições de pagamento, por exemplo, já eliminam algumas das primeiras dúvidas do consumidor quando ele está olhando os itens. – Além disso, utilizar placas com chamadas criativas na vitrine também pode ser uma ação efetiva para chamar a atenção dos clientes e destacar seu estabelecimento na região.

#3 de merchandising para o Dia das Mães: Conte uma história com seus produtos

Para usar o merchandising a seu favor, não basta apenas colocar todos os produtos de cozinha em uma mesma área. É importante organizar o ambiente de uma maneira que os consumidores entendam o que aqueles itens podem oferecer.

Na prática! – Monte ambientes completos, incluindo itens extras que podem ajudar a alimentar a imaginação dos clientes. Por exemplo: uma sala com alguns livros e filmes; uma cozinha com batedeira e outros utensílios de confeitaria e um bolo na mesa ou dentro do forno. – Outra maneira de contar uma história por meio dos produtos é colocando uma placa com depoimentos de clientes que já compraram os itens expostos, dizendo o que eles gostaram naqueles produtos e como estão utilizando-os

#4 de merchandising para o Dia das Mães: Estabeleça uma hierarquia dos produtos

É verdade que cada produto da sua loja é importante e você quer que os clientes vejam tudo o que seu estabelecimento tem a oferecer. Porém, mostrar tudo de uma vez, da mesma forma, pode ter o efeito contrário e acabar sobrecarregando o olhar dos consumidores. Com isso em mente, estabeleça uma hierarquia de acordo com os itens que você quer dar mais destaque no Dia das Mães. Além disso, respeite o tamanho da loja e dos produtos.

Na prática! – Crie um ponto focal dentro da loja e disponha os produtos ao redor. Assim, você fará com que o cliente possa ter uma visão geral quando entrar na loja, de forma coerente e natural. – Cuide para que nenhum produto esteja sobrepondo outro. – Na entrada da loja, coloque os itens que têm mais chance de chamar a atenção dos consumidores, como aparelhos de TV com algumas imagens passando, rádio tocando música ou mesmo um ambiente decorado. 

Fonte: Blog Gazin Varejo




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