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Vitrine: O vendedor silencioso

Data: 21/11/2017

A vitrine é, sem dúvida, uma parte importantíssima de sua loja e também algo fundamental nas ações de merchandising. Segundo Silmara Carreiro, especialista em Vitrinismo e Visual Merchandising, mais do que o papel de atrair o consumidor, a vitrine também exerce efetivamente a função de vendas.

“A vitrine não se limita apenas a um vidro fechado com produtos dentro.

Ela vai além disso e a cada dia vem sendo mais valorizada. Ela tem o papel de expor os produtos, aproximando-os do cliente. A vitrine é, nesse sentido, um vendedor silencioso, pois tem o poder de condicionar o consumidor a fechar a compra apenas pela forma como expõe os itens da loja”, explica a especialista. Silmara destaca que esse poder de influenciar a compra acontece por conta da identificação que o cliente tem com a loja, por meio daquilo que a vitrine está comunicando.

“Uma vitrine deve mostrar alguns dos melhores produtos vendidos em determinado departamentos da loja. Desta forma, o consumidor consegue identificar-se com o que mais o agrada, com seu estilo, suas necessidades, etc.”, indica.

Principais erros e como corrigi-los

Segundo Silmara, estes são alguns dos principais erros cometidos pelos lojistas em relação ao vitrinismo: Vitrines lotadas de produtos:

Quando chegar um novo produto na loja, não precisar sair correndo expô-lo na vitrine. Com tanta informação ao mesmo tempo, o cliente vai acabar não se interessando por nada.

Vitrines sujas:

Quem aí tem vontade de entrar em um ambiente sujo? Pois é, seu cliente não vai se animar a conhecer sua loja se perceber que a vitrine está suja.

Lâmpadas apagadas ou queimadas:

Mais uma forma de demonstrar desleixo e desorganização. A iluminação é importante para dar destaque e visibilidade aos produtos.

Manequins ou displays quebrados, remendados com durex:

Ao ver que as coisas na vitrine parecem velhas e mal cuidadas, seu cliente vai entender que sua loja como um todo é assim. Coloque na vitrine apenas alguns produtos novos – Ao invés de lotar a vitrine, é melhor destacar poucos produtos de forma inteligente, mostrando que você está atualizado com as tendências de mercado.

Limpe a vitrine diariamente – Você pode até criar um cronograma de limpeza e montagem, não sobrecarregando, assim, ninguém da equipe de vendas.

Cuide da parte elétrica da vitrine – Além de cuidar para que a iluminação esteja sempre em dia, evite uma quantidade muito grande de lâmpadas se não puder fazer a manutenção adequada.

Substitua manequins ou displays desgastados – Da mesma forma que seus vendedores precisam estar sempre limpos, penteados e bem arrumados, sua vitrine também precisa ter boa aparência.

O segredo para uma vitrine de sucesso está na preparação e no controle do ambiente. É fundamental saber o que já foi colocado na vitrine e o que ainda será exposto. Dessa forma, o lojista pode fazer uma programação adequada, com os materiais necessários. “É preciso ter um planejamento semanal de trocas e fazer um histórico com fotos para saber quais produtos vincularam com campanhas, com promoções, etc.”, aconselha. Ela ressalta ainda que o lojista precisa observar as entradas de produtos e o fluxo de clientes para entender como montar uma vitrine que atraia e que agrade seus consumidores.

Fonte: Blog Gazin




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